É bom lembrar que para realizar qualquer corte de carne, é preciso identificar qual é o sentido da fibra. No caso da picanha, os cortes são sempre feitos contra a fibra. Outro ponto importante é procurar cortar a picanha com dimensões parecidas. Afinal, se eles tiverem medidas muito diferentes, os momentos de assar serão diferentes.
Com isso em mente, vamos as formas de cortes de picanha mais famosas para assar!
- Inteira
Ao escolher essa forma, a peça levará cerca de 40min para ficar no ponto para mal passada. Ao temperá-la, uma sugestão é realizar cortes na gordura em uma direção e outros, no sentido contrário, tudo para o sal e o suco da própria gordura entrarem melhor na peça. Você também pode realizar esses cortes com a faca na própria grelha, porém, com ela a uma distância de 40cm do fogo.
- Bifes na grelha
Talvez essa seja a forma mais clássica de cortes de picanha. Cortados a normalmente a uma espessura de 3cm (ou dois dedos), assar bifes de picanha na grelha é a maneira mais comum de se preparar nos churrascos caseiros.
- Bifes no espeto
Também cortados a uma espessura de 3cm, os bifes são colocados no espeto e, após o sal ter sido acrescentado, tudo é levado à churrasqueira. Nessa forma de corte de picanha, é bom lembrar de espetar os bifes sempre com a gordura para o lado de fora do espeto.
- Meia lua ou medalhões
Muito comum em restaurantes e churrascarias, o corte meia lua nada mais é do que a picanha cortada em bife, porém, de maneira mais grossa (cerca de 5cm) e colocada em espetos com a gordura sempre do lado de fora. Ela é cortada como se estivesse sendo “descascada”, maneira essa que é a mais comum em churrascarias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário